DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Economize ÁGUA!






Banho - Procure tomar banhos rápidos, de no máximo 15 minutos. Molhe o corpo e feche a torneira. Após se ensaboar, abra a torneira para se enxaguar. Coloque um balde no chuveiro e a água captada poderá servir para a descarga ou limpeza.
Torneira fechada - Na hora de escovar os dentes, o melhor é deixar a torneira fechada. De preferência, coloque água num copo e use o conteúdo para enxaguar a boca. Para fazer a barba, também não deixe a água escorrendo. É bom lembrar que, com a torneira aberta, pode-se gastar de 12 a 20 litros de água por minuto.
Máquina de lavar - Acumule roupa e só ligue a máquina com a capacidade máxima. Reutilize a água de descarte da máquina de lavar para limpeza geal.
Jardins - Não use mangueira. Dê preferência a regadores. Regue suas plantas na parte da manhã ou final do dia.
Carro - Não utilize mangueira para lavar o veículo. O melhor é usar esponja e água acondicionada em um balde. Apoveite a chuva, tire o carro da garagem e lave com água de chuva.
Lavar louça - Ensaboe na pia toda a louça com a torneira fechada, depois enxágue. No caso de máquina de lavar, só use na capacidade plena.
Calçadas - Ao lavar a calçada, não use a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e, depois, jogue um balde d’água. Essa medida pode resultar numa economia de até 250 litros.
Fonte: O Globo (22/01)
"ÁGUA: esbanje consciência, economize CADA GOTA"!